Trabalho CF 142
Turma: CF 142
DISCIPLINA: Produtos Financeiros
PROFESSOR: Vinicius Ratton Brandi
ALUNOS: Andreia Sousa / Elen Sateles / Guilherme Murino / Kelly Landim
Master Compromissada
1 - Descrição:
Aplicação de renda fixa. O banco vende um título emitido se compromete a recomprá-lo a qualquer momento pela taxa acordada no momento da aplicação. Quanto maior o prazo de permanência no investimento, maior a remuneração. Taxas progressivas: conforme aumentam, retroagem ao primeiro dia da aplicação e todo o recurso é corrigido pela nova taxa.
2 - Para quem é indicado
Investidores que buscam rentabilidade atrelada à variação da taxa de juros mas com foco no longo prazo e sem abrir mão de liquidez. O investidor é favorecido pelo tempo de permanência no investimento. Os resgates não penalizam a rentabilidade do produto, e os valores remanescentes seguem com a rentabilidade contratada.
3 - Benefícios
- Liquidez e rentabilidade diária.
- Baixo volume para aplicação, a partir de R$500,00.
- Possibilidade de resgates parciais com manutenção da taxa para o saldo remanescente.
- Alíquota de IOF 0% para resgates antes de 30 dias.
- Aumento da remuneração do investidor conforme o prazo de permanência.
4 - O que é Compromissada?
Operação compromissada é aquela em que o vendedor assume o compromisso de recomprar os títulos que “emprestou” em uma data futura pré definida e com o pagamento de remuneração pré estabelecida. As operações compromissadas ocorrem quando há o compromisso de realizar uma operação contrária àquela que realizou, ou seja, se o banco vendeu, ele se compromete a comprar de volta, ou, se comprou, se compromete a vender. Note que uma operação compromissada representa um empréstimo de uma das partes para a outra, com o “lastro” ou a “garantia” de um título.
Os bancos compram e mantém títulos em suas carteiras. Eles podem propor vender esse título a você, com o compromisso de recomprá-lo daqui a um determinado período de tempo. É