Trabalho Celia Bispo
ANÁLISE DO FILME XINGU
SÃO PAULO
2015
CAROLINE BALBINO
ANÁLISE DO FILME XINGU
Trabalho apresentado à Professora CELIA BISPO da disciplina RELAÇÕES ETNICO-RACIAIS NO BRASIL da turma PS3A33 , turno MANHÃ do curso de PSICOLOGIA.
Universidade Paulista - UNIP
São Paulo, 9 de abril de 2015. 3
INTRODUÇÃO 4
CAPÍTULO I - ANALISE DO FILME “XINGU” DE CAO HAMBURGUER. 5
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Erro! Indicador não definido.
1-INTRODUÇÃO
Analise do filme “Xingu” de Cao Hamburguer. A analise desse filme nós permite visualizar dentro dos conceitos da Psicologia o processo de aproximação dos brancos com o Índios.
De que forma ocorreu essa aproximação e qual a relação do índio com o branco. Nesta analise vamos encontrar traços de afetividade e vamos ter também uma noção política da visão índio versos sociedade.
Vamos ver juntos que é possível convivermos e aprendermos com os índios, e eles como Etnia são de suma importância para a nossa historia como nação.
CAPITILO 1
ANALISE DO FILME “XINGU” DE CAO HAMBURGUER
O filme conta a historia dos irmãos Villas-Boas, sendo narrado pelo Claudio Villas-Boas (interpretado por João Miguel), se passa na década de 1940, com os irmãos Villas-boas em busca de aventura e de conhecer novas terras. Eles se passam por analfabetos para conseguir através de programas do governo da época adentrar nas áreas do Mato Grosso do Sul, sendo esse programa chamado de “Abrindo Caminho para o Descobrimento do Brasil”, deixando para trás uma vida confortável e bons empregos.
Quando eles chegam à região do Mato Grosso do Sul se deparam com dificuldades ao adentrar esses territórios, sofrendo ameaças dos índios que viviam por lá. Assim como relata o filme Claudio analisa o comportamento e tenta uma aproximação com a entrega de presentes e utensílios, (da mesma forma que