Proj Pesquisa Metodologia
FERRAMENTA COMPUTACIONAL DE OTIMIZAÇÃO PARA PROJETOS ELÉTRICOS: DIMENSIONAMENTO DE BANCOS CAPACITIVOS PARA CORREÇÃO DE FATOR DE POTÊNCIA
Projeto de pesquisa elaborado para a disciplina de Metodologia Científica, como requisito parcial de avaliação.
Prof.ª responsável: Márcia Froehlich.
1 PROBLEMA
Atualmente o dimensionamento das unidades para correção de fator de potência demanda tempo e consequentemente onera os lucros e é frágil perante erros humanos, com o constante crescimento do mercado nessa área se cria a necessidade de otimizar esse trabalho.
2 JUSTIFICATIVA
Aumentar a produtividade, dada à redução de tempo de execução de cálculos. Assim como gerar um diferencial de mercado no que diz respeito a projetos elétricos, resultando em aumento de qualidade consequente da diminuição do erro humano.
3 OBJETIVO
Desenvolver uma ferramenta computacional capaz de receber as informações básicas das cargas previstas no projeto e, de forma autônoma, apresentar resultados rápidos e precisos acerca da potência capacitiva total a ser introduzida na instalação de forma a corrigir o fator de potência para padrões aceitos pela concessionária de energia local.
4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Uma preocupação atual dos projetistas de equipamentos elétricos e eletrônicos é a relacionada com o fator de potência. O melhor aproveitamento da energia e menor consumo é algo que preocupa, não apenas em vista do impacto que isso possa ter nas contas de energia como até mesmo em relação ao meio ambiente e à possibilidade de um apagão.
Quando alimentamos uma carga elétrica ideal (puramente resistiva) com uma corrente alternada, a corrente e a tensão variam da mesma forma, ou seja, estão em fase, conforme mostra a figura 1.
Neste caso, em um ciclo, quando à tensão aumenta a corrente também aumenta (em mesma proporção), assim como quando a