Folia de Reis
PEDAGOGIA
ellane fagundes do amaral
trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL
Folia de reis
Almenara
2013
Ellane fagundes do Amaral
trabalho interdisciplinar INDIVIDUal
Folia de reis
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Ensino da Matemática na Educação Infantil, Ensino de Arte e Música, Ensino da Natureza e Sociedade, Seminário V, Professoras: Helenara Sampaio, Laura Célia S. Cabral, Andréia Zômpero e Juliana FogaçaSimm.
Tutora eletrônica: Ana Paula Primon
Tutora de sala: Cristiane da Costa Machado
Almenara
2013
Folia de Reis
O presente trabalho realizado neste semestre tem como objetivo apresentar uma produção textual referente à folia de reis da nossa cidade de Bandeira que teve inicio no ano de 1968. O Senhor Jose Bispo dos Santos (Zé caqueiro) foi quem deu início, através do cumprimento de uma promessa que havia feito ao santo São Sebastião. Todos saiam passando de casa em casa, cantando e rezando juntamente com os que também eram devotos do santo. Em janeiro de 1980, o senhor Jose Bispo veio a falecer. A família então doou todos os instrumentos ao senhor Orozino dos Santos Amaral, conhecido popularmente como Senhor Branco Lagoa, este que também acabara de fazer uma promessa aos santos reis do qual também era devoto.
Sendo assim, o senhor Branco iniciou o novo grupo de foliões dos santos reis no ano de 1984, e tinha uma grande satisfação em estar no grupo. Por esse motivo, investiu em mais instrumentos para os demais foliões, como zabumba, caixa, viola, pandeiro, gaita, triângulo, reco-reco, rebeca e outros. E todos sempre que podiam, saiam de casa em casa com seus instrumentos fazendo viva a crença dos moradores da região.
Não existiam muitos critérios para ser folião, bastava ter