Folia De Reis
Grupo: Gabriela Passalini
Júlia Schuab
Mariana Montfort
O que é Folia de Reis?
A Folia de Reis é uma festa religiosa, ligada a igreja católica, de origem portuguesa, que chegou ao Brasil no século XVIII. Em Portugal, em meados do século XVII, tinha a principal finalidade de divertir o povo, enquanto aqui no Brasil, passou a ter um caráter mais religioso do que de diversão.
Por que o nome Folia de Reis?
Esse nome vem da história dos três reis magos
- Gaspar, Melchior e Baltasar – que visitaram menino Jesus, em Belém.
Guiados por uma estrela, os reis magos levaram ao Deus menino ouro, incenso e mirra, que representam as três dimensões de Cristo: a realeza, a divindade e a humanidade (o óleo da mirra servia para embalsamar os mortos).
Como a Folia de Reis se firmou no Brasil?
Os Reis Santos, como são chamados por muitos, ganharam fama em quase todo o
Brasil pelos milagres a eles atribuídos, contados por seus devotos que cumprindo promessas realizam festas, folias, ofertas e banquetes em Sua honra.
História da Folia de Reis
Folia de Reis chegou ao Brasil por intermédio dos portugueses, ainda no período da colonização. Essa manifestação cultural era realizada em toda a Península Ibérica e era comum a ocorrência de doação e recebimento de presentes enquanto eram entoados cantos e danças nas residências da época.
Baseado nessa argumentação, a Folia de Reis teria vindo ao Brasil no século XVI, cerca do ano de 1534, trazido pelos Jesuítas, e servindo como um instrumento na catequização dos índios e, posteriormente, dos negros escravos.
Data de comemoração
No período de 24 de dezembro, véspera de
Natal, a 6 de janeiro, Dia de Reis, um grupo de cantadores e instrumentistas percorre a cidade entoando versos relativos à visita dos
Reis Magos ao Menino Jesus.
Integrantes
Os personagens somam doze pessoas e todos os integrantes do grupo trajam roupas bastante coloridas, sendo eles: Mestre,
Contra-Mestre, os Três Reis Magos, Palhaço,
Foliões, Alferes,