escolar
Nomes: Fabiano Nazarko Santana Número: 09 turma: 2° A
Trabalho
De
História
Trabalho apresentado á Disciplina de História. Professor: Anderson.
ARAUCÁRIA
2015
Introdução.
Segue abaixo o trabalho de recuperação de história solicitado pelo professor Anderson, o qual ira falar um pouco sobre a colonização dos ingleses e franceses na America.
Conteudo
Ingleses e franceses custaram muito a consolidar seus Estados Nacionais. Enquanto Portugal estabelecera sua Monarquia Nacional, Centralizada, com a Revolução de Avis (1383- 85) e a Espanha após o término da Reconquista (1492), a Inglaterra apenas iniciava sua Centralização Política com Henrique VII (Tudor), e a França passaria ainda por muitos percalços políticos no século XVI para dispor-se à expansão marítima. Não faltava vontade aos dois, faltavam condições políticas. Comparados, portanto, às nações Ibéricas, estavam atrasados.
Os Ingleses
Ainda no reinado de Henrique VII, o navegador italiano a serviço da Coroa inglesa, Giovanni Caboto (1497/98) explorava a região da América do Norte chamada de Carolina do Sul. Bem mais tarde, em 1578, Humphrey Gilbert tomava posse da Ilha de Roanoke, na Carolina do Norte. Ambos andavam em busca da passagem do Noroeste, que lhes permitisse chegar às Índias. A rivalidade de Elizabeth I com a Espanha, de um lado, aguçava o desejo inglês de apossar-se de terras da América e de outro, tornava-os cautelosos, por temor à Espanha. Esta, entra em decadência em termos de poderio marítimo, após a derrota da chamada Invencível Armada em 1588.
No entanto, só com a ascensão dos Stuart (1603) é que se reúnem as condições internas – intensa acumulação de capitais em mãos da burguesia e sua associação com a Coroa – e externas, com a decadência dos Habsburgo na Espanha e no Santo Império Romano Germânico. Formam-se 2 companhias de comércio às quais o Rei concede direitos de colonização e exploração da