Analise Bibliogr Fica Concluido
Iranilda Silva............................................RA: 2806889100
Márcia Trindade dos Santos Silva....................... RA: 391210 Simone Karine Ribeiro Dos Santos Almeida... RA: 395280
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
ANALISE BIBLIOGRÁFICA
Atividade apresentada como requisito parcial para apresentação Analise Bibliográfica do curso de serviço social da Anhanguera sob a supervisão da tutora a distância Ma Elisa a tutora presencial Martha Verônica.
Salvador
21/ 05 / 2015
Analise Bibliográfica idosa na contemporaneidade
Introdução
O presente trabalho consiste em uma analise bibliográfica das leituras de duas obras; A velhice, de autoria de Simone de Beauvoir (1976), e Memória e sociedade – lembranças de velhos, escrita por Ecléa Bosi (1983), ambos relata sobre o crescimento demográfico da população idosa no Brasil contemporâneo e o conceito de velho e idoso.
Conceito de Velho e Idoso nos primórdios e na atualidade.
Na França do século XIX de acordo com Peixoto (1998), a questão da velhice se atribuía necessariamente para diferenciar as pessoas que não podiam assegurar financeiramente seu futuro, o indivíduo despossuído, o indigente, das pessoas com certo patrimônio, pois eram designados os patriarcas com experiência preciosa, que detinham certa posição social, administravam seus bens e desfrutavam de respeito.
O aumento social da população de mais de 60 anos foi acompanhada de forma diferenciada para tratar cada grupo de pessoas da mesma idade: designava-se correntemente como velho (Vieux) ou velhote (Viellard) os indivíduos que não detinham status social; enquanto os que possuíam eram, em geral, designados idosos (Personne âgée). No Brasil, analisa Peixoto (1998), a conotação negativa do vocábulo velho seguiu um processo semelhante ao da França, porém em período mais recente. Os documentos oficiais publicados antes dos anos