4Ps do Marketing
Os 4Ps do Marketing é um conjunto de ferramentas que as empresas usam para atingir seus objetivos. Vários autores, como Churchill e Peter (2000), classificaram essas ferramentas como básicas para controlar, comunicar e satisfazer o cliente. Os 4 elementos são, produto, preço, praça (ponto) e promoção. Muito citada em trabalhos acadêmicos, principalmente nos curso de administração e ciência sociais, os 4Ps é uma ferramenta do marketing fundamental para planos de negócios. O foco nos 4Ps, o seu gerenciamento, proporciona o aprimoramento de estratégia e sustentabilidade de produtos e organizações.
O produto ou serviço é aquilo que a empresa desenvolve para comercializar. As pessoas satisfazem suas necessidades e desejos através dos produtos e serviços. Uma empresa que foca em seu produto, faz com que ele tenha qualidade, desempenho, inovação e diferenciação. Com isso, essas organizações serão as escolhidas pelos consumidores. A longo prazo, estas empresas ou instituições levarão valores de um produto ou serviço superior. Para a concorrência será uma organização competitiva.
O preço é a quantidade de dinheiro que a organização cobra pelos seus serviços. O preço é o único elemento do composto de marketing que produz receita. Praça, promoção, e produto são elementos que geram custos. O preço é o composto mais flexível do marketing porque pode ser rapidamente modificado, ou seja, pode ser reduzido ou elevado. Ao mesmo tempo, o preço é o fator que mais gera problemas dentro do marketing e do setor de vendas. O preço ainda determina o posicionamento da organização na percepção pública e também, nos serviços, é muito difícil de ser determinado.
Praça ou canal de distribuição são canais usados para levar produtos e serviços aos compradores. O relacionamento com esses canais geram vendas, servem como influência para percepção do produto oferecido. Kotler (2008) diz que os canais de distribuições geram custos para as organizações por serem