Trabalho Caso Ohno
1. Qual a relação entre o funcionamento do supermercado e o sistema Toyota de produção?
R.: Foi onde o Sr Ohno se inspirou para criar o Sistema Toyota de Produção. O supermercado é comparado à logística do Sistema Toyota de Produção. Viu que o supermercado funcionava como estoque. Quando um produto era vendido, era imediatamente reposto por outro. Com isso ele pode criar o sistema Just in Time.
2. Quais as diferenças entre o sistema Toyota de produção e o sistema tradicional?
Algumas características importantes diferenciam os dois sistemas:
Sistema tradicional: É fortemente dependente de boas previsões de demanda e níveis corretos de estoque; adota muitas soluções caras, lentas e superficiais para seus problemas; há uma forte divisão entre planejadores (administradores, engenheiros etc.) e operadores.
Sistema Toyota: Mão de obra multifuncional e bem qualificada; sistema flexível de mecanização, voltado para a produção somente do necessário, evitando ao máximo o excedente. A produção deve ser ajustada a demanda do mercado; implantação do sistema de qualidade total em todas as etapas de produção; busca-se evitar ao máximo o desperdício de matérias-primas e tempo; aplicação do sistema Just in Time; uso de pesquisas de mercado para adaptar os produtos às exigências dos clientes.
3. Quais as vantagens de fabricar apenas o necessário? Há desvantagens?
R.: a vantagem de fabricar apenas o necessário é que não se gasta tempo, energia e matéria prima fabricando algo que o cliente não vai comprar. Uma desvantagem que pode ocorrer é uma maior demanda de set-up, ou seja, preparação de máquinas, equipamentos e linhas de produção.
4. Considere os argumentos dos adversários do sistema Toyota. Você concorda? Se tivesse que escolher entre o sistema Toyota ou o de seus adversários, qual escolheria? Por quê?
5. Você já viu o pátio de uma fábrica de veículos em períodos de recessão? Se o diretor da fábrica lhe mostrasse o pátio cheio de veículos não