TRABALHO CASO EMBRAER
Paulo Roberto M. de Oliveira
Matrícula: 201101149701
Turno: Noite
Matéria: Introdução a Administração
Professora: Cláudia
Caso Embraer
Ao ler a matéria sobre a Embraer, podemos perceber o quanto se é complicado manter um negócio lucrativo tendo todos os envolvidos completamente satisfeitos.
A empresa aérea é uma das mais novas e também mais bem sucedidas do mundo, com expectativas de faturamento anuais em torno de 5 bilhões de dólares. A mesma possui um grande quadro de funcionários, os quais se tornam coadjuvantes nessa matéria.
A empresa a cada ano que passa tem perdido grande parte de seus funcionários, inclusive engenheiros, para companhias concorrentes do mundo todo. Engenheiros estes que são bastante experientes e fundamentais para o bom funcionamento de suas áreas de atuação. E nesse grande quadro de ocupações, os profissionais, estudados, inteligentes, e com desejos de estarem em cargos mais elevados, através do aguardo e eficiência que os leva a seguir os planos de carreira, chegam a esperar anos para se conseguir o que lhes um dia foi prometido, e o que lhes é direito, como uma transferência, cargos mais elevados e outras. E essa espera se torna cansativa, o que faz com que os mesmos procurem outras oportunidades de emprego, e acabem sendo contratados pelas principais concorrentes, causando a empresa anterior perda de segredos tecnológicos, e diminuição no ritmo de produção, entre outros desgastes óbvios.
Enfim enquanto a empresa não tem dado o devido valor aos seus grandes funcionários, tem perdido espaço e mercado para as outras gigantes, acarretando enorme preocupação por parte dos administradores, e futuramente uma grande perda de mercado, podendo torná-la não mais competitiva perante as indústrias aeronáuticas.