Embraer
Campinas Maio/2014
Introdução
Embraer é uma das maiores empresas aeroespaciais do mundo com 40 anos no mercado. É a quarta maior produtora de aviões do mundo e a principal detentora do mercado mundial de jatos regionais. Foi fundada em 1969, durante a ditadura, no governo do general Costa e Silva, como uma empresa estatal, e privatizada em 1994.
Este trabalho visa demonstrar como a criação de um empresa de produção aeronáutica ajudou no processo de modernização do território brasileiro. Destacar a cultura organizacional no período do regime militar (ditadura) e a cultura organizacional com a privatização da empresa e o que isso impactou no comportamento dos colaboradores.
História da Embraer
A criação de um fabricante brasileiro de avião foi planejada pelo governo brasileiro como parte de um desenvolvimento técnico do país, que compõem o CTA (Comando Geral de Tecnologia), o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e a Embraer. A principal mudança desse projeto ocorreu quando o IPD (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento) recebeu uma proposta de um turboélice de transporte, então, um grupo de engenheiro liderados por Ozires Silva transformou essa proposta em um projeto de escala maior, o então conhecido Bandeirantes, que voou pela primeira vez em outubro de 1968 e a intenção era que ele entrasse em produção em série, mas enfrentou a grande falta de interesse das empresas privadas, foi quando perceberam que a criação de uma empresa de propriedade do governo era extremamente necessária.
Finalmente então foi criada a Embraer, fundada no ano de 1969, como uma empresa de sociedade econômica mista, vinculada ao então Ministério da Aeronáutica. Era uma companhia de capital misto e controle estatal, tendo como seu primeiro Presidente o Engenheiro Ozires Silva. A empresa tinha cerca de 150 funcionários, incluindo os engenheiros muito antigos do CTA e ITA, e estava