Desperdicio de alimentos no Brasil
Nenhum Comentário
Publicado em 16 DE OUTUBRO DE 2013por Vitalin Alimentos
O Brasil é o quarto produtor mundial de alimentos. Nós produzimos cerca de 25,7% a mais do que do que é necessário para alimentar toda a população do país. De toda esta riqueza, grande parte é desperdiçada.
Segundo dados da Embrapa (2006), 26,3 milhões de toneladas de alimentos vão para o lixo todo ano. Diariamente, desperdiçamos o equivalente a 39 mil toneladas.
De acordo com o caderno temático “A nutrição e o consumo consciente” do Instituto Akatu (2003), aproximadamente 64% do que se planta no Brasil é perdido ao longo da cadeia produtiva:
20% na colheita;
8% no transporte e armazenamento;
15% na indústria de processamento;
1% no varejo;
20% no processamento culinário e hábitos alimentares.
O restante é desperdiçado na mesa da população. Você já parou para pensar quantas pessoas poderiam ser alimentadas com toda essa comida que é jogada fora? Só a quantidade diária que é desperdiçada em nosso território seria suficiente para alimentar 19 milhões de brasileiros, com as três refeições básicas: café da manhã, almoço e jantar.
ALGUNS DADOS QUE NÃO SE PODE NEGAR
1. Excluídas as perdas durante a colheita, o desperdício de alimentos no Brasil chega a 26,3 milhões de toneladas por ano.
2. O Brasil é um dos principais produtores agrícolas do planeta e um dos países em ocorre o maior desperdício de alimentos.
3. O total de produtos desperdiçados no Brasil seria suficiente para alimentar 35 milhões de pessoas.
4. No Brasil, 70 mil toneladas de alimentos vão para o lixo diariamente e a cada cinco minutos uma criança morre de problemas relativos à fome. São 288 crianças por dia.
5. De tudo o que os consumidores brasileiros adquirem, 20% são descartados no processo culinário ou devido a maus hábitos alimentares.
6. Os mais altos níveis de desperdício de alimentos no Brasil ocorrem no preparo e armazenamento em domicílio, restaurantes