Desperdício de Alimentos no Brasil
Nas aulas de Sociologia com a Professora Wanusa A. Scheimann, os alunos da 2ª série 2 do Ensino Médio, período vespertino, estudaram o tema “Desperdício de alimentos no Brasil”. A discussão levou os alunos a refletir e questionar sobre o que é feito com as sobras em alguns estabelecimentos que trabalham com comércio de alimentos em Vidal Ramos. Para tanto, realizaram um trabalho de pesquisa junto a estes estabelecimentos e foi constatado que o desperdício de alimentos também existe em nosso município, mas de certa forma ele é moderado em relação ao Brasil, embora os resultados tenham sido bastante diferenciados de um estabelecimento para outro.
Os estabelecimentos consultados foram: Padaria e Lanchonete Mirim, Restaurante Wessel, Jany Disk Lanches e Pizzas, Supermercado São Pedro, Restaurante Pé da Serra, Lanchonete e Pizzaria Held, Supermercado Petry, Pizzaria Toscana, Supermercado Dalsenter, Restaurante Mirim e Risotolândia Serviços de Alimentação.
A maioria dos restaurantes, lanchonetes, padarias e pizzarias, disse que parte dos alimentos são reaproveitados para fazer outros pratos ou colocados em promoção; parte é distribuída entre os funcionários ou doada a pessoas carentes e as sobras são descartadas no lixo ou irão servir de alimento para animais.
Os proprietários dos supermercados, em geral afirmam que os produtos fora do prazo de validade são recolhidos pelos fornecedores. Os produtos sem condições de venda, como frutas, verduras e outros, servem de alimento para animais como peixes, porcos e vacas.
De acordo com a Empresa Risotolândia, que fornece alimentação na escola, o descarte de alimentos depende da refeição oferecida. O total descartado mensalmente compreende cerca de 120 kg de alimentos salgados, mais 20 kg de alimentos variados e todo o descarte tem como destino o lixo.
Com este trabalho, os alunos puderam perceber que o desperdício pode ser grande, igual à fome, mas que há medidas que