Assuntos gerais
Desperdício Alimentar no Brasil
Bibliografia www.pragmatismopolitico.com.br www.natureba.com.br http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/um-terco-da-comida-do-mundo-e-desperdicada-diz-onu
Mesmo com muita fome, estudos revelam que pelo menos um terço dos alimentos produzidos no mundo inteiro é desperdiçado, ou seja, um terço da produção mundial é jogado no lixo ou se perde pelo caminho; e o pior de tudo é que essa quantidade de alimentos desperdiçados poderia erradicar completamente a fome do planeta – drama que atinge cerca de 900 milhões de pessoas.
O desperdício de alimentos ocorre de diversas formas que se diferenciam nos países ricos e pobres. Nos países desenvolvidos, o desperdício dos alimentos ocorre porque parte da comida vai para o lixo antes do vencimento. Nos países emergentes, o desperdício ocorre na produção, colheita e processamento.
Na América Latina que é onde o Brasil está localizado, a maior causa de desperdício dos alimentos ocorre no cultivo de frutas e vegetais, pois cerca de 40% desses alimentos são desperdiçados durante o processo de produção, colheita e embalagem.
Cerca de 1,3 bilhões de toneladas de alimentos são desperdiçados anualmente e essa quantidade é igual à metade de toda a colheita de grãos no mundo inteiro. Os países desenvolvidos desperdiçam cerca de 670 milhões de toneladas de alimentos por ano, valor correspondente à quantidade da produção dos países que estão em desenvolvimento.
Destinos e números
Em países ricos, os alimentos vão para o lixo antes mesmo de vencer a data e validade (alimentos que poderiam ser reaproveitados pelos outros). Na Europa e na América do Norte, cada pessoa desperdiça de 95 a 115 quilos de alimento por ano. Já no brasil, cada pessoa de classe média, desperdiça 182,5 quilos de alimentos. Os alimentos mais desperdiçados são as hortaliças, frutas, tubérculos e