Desenvolvimento econômico local
Ocorreram quatro fatores determinantes, relacionados à crise do modelo de desenvolvimento: diminuição dos ganhos de produtividade, elevação da composição orgânica do capital, saturação da norma social de consumo e desenvolvimento do trabalho improdutivo (BIHR, 1999). Muitos estudiosos da temática do desenvolvimento começaram a avaliar o desenvolvimento nos países capitalistas do pós-guerra.
O Estado Nacional tem enfrentado grave crise a partir da década de 70. Kenichi Ohmae (1996, p.5), diz:
... os Estados-Nações já perderam seus papéis como unidades significativas de participação na economia global do atual mundo sem fronteiras”
Com a globalização no final do século xx, o Estado Nacional passa a sofrer a competição de instituições supranacionais e subnacionais de poder. Se a esquerda tem tido dificuldades em reconhecer as restrições dos Estados Nacionais perante as forças supranacionais, desde os anos 70, o pensamento de esquerda tenta analisar o fenômeno da internacionalização do Estado. Os Estados Nacionais vêm sofrendo processos de descentralização política, com o município assumindo funções que antes eram de responsabilidades de instâncias de poder superior.
Crescentemente, as políticas que afetam diretamente a vida dos cidadãos são definidas no nível local e não mais no nível nacional.
b) Um ponto central no desenvolvimento local é o forte movimento de interiorização do desenvolvimento, com cifras muito positivas nos pequenos e médios municípios e com dinamização maior das regiões mais atrasadas.
No Brasil existem experiências em curso de estratégias de desenvolvimento local. As práticas desse desenvolvimento assumem variadas dimensões, com a implementação de diversas politicas como