Assuntos Gerais
Alegrete
2013
INTRODUÇÃO
Há muitos mitos e dúvidas sobre a prática de exercícios físicos. Nós, como acadêmicos do curso de graduação em educação física, realizamos uma pesquisa abordando alguns temas, afim de esclarecer e entender algumas dessas dúvidas. Abordaremos a seguir os seguintes assuntos: Pode-se fazer exercícios físicos, durante a gravidez; Musculação emagrece; O HIV pode ser transmitido durante a prática de exercícios?
1 PODE-SE FAZER EXERCÍCIOS NA GRAVIDEZ?
Antigamente, se pensava que a prática de exercícios físicos na gravidez era prejudicial. Hoje o exercício é recomendado pelos médicos durante toda a gestação, com exceções em gestações de riscos, podendo auxiliar no bem estar e saúde da gestante.
“A prática regular de exercícios pode trazer muitos benefícios às futuras mamães. Muitos desconfortos comuns na gravidez, como a tendência à formação de varizes e dores nas costas entre outros podem ser aliviados pela prática de exercícios. As grávidas podem aumentar a resistência cardiorespiratória e a resistência muscular, o que ajuda durante o trabalho de parto (principalmente no parto normal) e também fortalece e tonifica os músculos mais afetados durante a gestação: os músculos da pelve, os abdominais e os lombos dorsais.” (SOUZA, Valéria Alvin Igayarade. Disponível em:. Acesso em: 20 de março de 2013).
“As recomendações internacionais relatam que tanto sedentárias como ativas antes da gravidez podem realizar exercícios durante a gestação. Alguns autores recomendam para as mulheres sedentárias iniciarem os exercícios apenas após o primeiro trimestre. Além disso, o médico deve ser consultado sobre a decisão de realizar exercícios, pois existem restrições absolutas e relativas à sua prática como, por exemplo, mulheres hipertensas e diabéticas que só podem realizar exercícios se tiverem com a doença bem controlada.” (ALMEIDA, Valeria Santos