Desperdício de Alimentos nunca mais
Sabemos que são altos os índices de desperdício de alimentos no Brasil, o que se configura como uma contradição, uma vez que também identificamos em nosso país um número elevado de pessoas que não têm o que comer. Atualmente, o Brasil desperdiça cerca de 26,3 milhões de toneladas de alimentos por ano, enquanto uma grande parcela de pessoas passa fome. A quantidade de comida jogada no lixo poderia alimentar mais de 10 milhões de brasileiros diariamente. O desperdício começa na hora do plantio, colheita e armazenamento dos alimentos e continua dentro de casa (Banco de Alimentos, 2006). Nesse sentido, faz-se necessário um projeto com o propósito de sensibilizar os alunos e a comunidade para a importância do reaproveitamento dos alimentos, bem como de ações que evitem o desperdício e promovam a melhor distribuição dos mesmos na população.
2. SITUAÇÃO PROBLEMA
A situação problema identificada se mostra no grande desperdício de alimento na hora do lanche, por parte dos alunos do 1°ano do Ensino Fundamental, de uma Escola Particular bem conceituada na cidade. Muitos lanches enviados pelos pais aos filhos são despejados no lixo sem ao menos serem experimentadas, são jogados fora pelo simples fato do aluno não querer comer aquilo naquele momento, ou por não gostar de certo tipo de alimento. Esses alimentos são jogados na lixeira de forma grosseira e insensível. O maior desafio será conscientizar e sensibilizar alunos e pais ao controle do desperdício de alimentos e ao reaproveitamento desses alimentos não desejados mais.
3. PÚBLICO ALVO
O público alvo deste projeto são os alunos do Ensino Fundamental Menor (1° ano), de uma escola particular muito conceituada na cidade. Inicialmente será aplicada apenas a essa turma de alunos, e