Desperdício Alimentar
Sistemas Alimentares
24 de Maio de 2013
Índice Introdução……………………………………………………………………………………..2 Fases do desperdício alimentar………………………………………………………3
Que alimentos são mais desperdiçados ao longo do ano………………..6
Sugestões para reduzir os desperdícios alimentares……………………….7
Sensibilização no Dia Mundial do Meio Ambiente…………………………..9
Curiosidades…………………………………………………………………………………10
Conclusão……………………………………………………………………………………..11
Webgrafia……………………………………………………………………………………..12
Introdução Diariamente o nosso organismo tem necessidades alimentares que precisam de ser satisfeitas em quantidade e qualidade através dos alimentos e como tal é importante estes não serem desperdiçados. Entende-se por desperdício de alimentos qualquer resíduo cru, cozido, comestíveis ou não comestíveis de matérias associadas como ossos, cascas de ovos ou de fruta e legumes.
Segundo a FAO – Food and Agriculture Organization – cerca de um terço dos alimentos produzidos no mundo perde-se ou é desperdiçado durante os processos de produção, transporte e venda, ou seja, desde o produtor ao consumidor.
Neste trabalho são abordadas as consequências do desperdício alimentar, algumas sugestões de como tirar o máximo partido dos alimentos, como evitar o desperdício doméstico partindo do momento em que se vai às compras e de uma forma geral o que acontece em Portugal.
Fases do desperdício alimentar
Um dos maiores problemas que o mundo atravessa hoje em dia é o desperdício de alimentos, para o qual, a multinacional de origem sueca dedicou um número da sua revista a este tema. Como tal, segundo esta entidade verificou-se que um terço dos alimentos produzidos em todo o mundo nunca chegam a ser consumidos – estragam-se ou são desperdiçados. Existem muitas explicações para haver desperdícios alimentares e estas diferem entre os sectores de cada cadeia alimentar. Na agricultura, o desperdício é bastante preocupante pois apenas escolhem para