Trabalho Case Zara
CENTRO DE POS GRADUAÇÃO
Luiza Barcellos
Nathan Nathyê
Thaytyma Souza
Vitor Holetz
ESTUDO DE CASO: ZARA MODA RÁPIDA
VILA VELHA – ES
2015
Luiza Barcellos
Nathan Nathyê
Thaytyma Souza
Vitor Holetz
ESTUDO DE CASO: ZARA MODA RÁPIDA
Trabalho apresentado no Curso MBA em Gerenciamento de Projetos para aprovação na disciplina Administração e Planejamento Estratégico do Professor André Arrivabene.
Consideração do Professor:
VILA VELHA – ES
2015
1. Introdução
Este estudo tem como objetivo analisar as metodologias empregadas pela empresa Zara e desenvolver Estratégias direcionadas por pesquisas para melhor desenvolvimento de seu sistema. Desempenhando ao longo de seu contexto condições que possibilitem uma melhor observação das vantagens e desvantagens do processo existente.
2. Análise do Ambiente e da Organização:
2.1. Análise do ambiente externo
Atualmente a Zara está presente em 86 países com uma rede de 1.770 lojas em locais privilegiados nas grandes cidades. Essa expansão territórial de mercado inciou-se em 1988 com a chegada da rede na Cidade do Porto, em Portugual.
Em 2001, a Zara já era a maior e mais internacionalizada rede do Grupo Inditex, escolhendo países com mercado em expansão econômica para a atuação de sua marca através de estudos de oportunidade, comportamente do consumo, macro e microanálises relacionadas a custos, distâncias, tarifas e impostos. Exemplo disso foi o que aconteceu na Europa Ocidental, onde um estudo concluiu que os britânicos selecionavam lojas com base em afinidade social, que os franceses focalizavam na variedade/qualidade e que os alemães tinham maior preocupação com os preços. Esse tipo de análise muito auxilia já na entrada de novos mercados além de proporcionar um “ensaio” sobre o padrão de consumo do local. A partir daí eram criadas planos de mudança de projetos que ocorriam ao longo do tempo e de acordo com a necessidade identificava pela empresa. Isso possibilitou uma