trabalho carboidratos
Os carboidratos também podem ser chamados de glicídios ou açúcares, e eles são a principal fonte de energia para os seres vivos, estando presente em diversos tipos de alimento. Com exceção do mel, todos os carboidratos são de origem vegetal, como os cereais (arroz, trigo, aveia etc.), as raízes e tubérculos (batata, aipim, cenoura, beterraba etc.), as leguminosas (feijão, ervilha, soja etc.), as frutas (banana, manga, maçã etc.) entre tantos outros.
Além de servir como fonte de energia, os carboidratos também têm função estrutural, pois participam da formação de algumas estruturas dos seres vivos, como a celulose e a quitina. Além disso, os carboidratos participam da estrutura tanto do DNA quanto do RNA. Como vimos, os carboidratos são essenciais para os seres vivos, pois além de servirem como fonte de energia, eles ainda fazem parte da constituição de várias estruturas importantes. É por esse motivo que devemos manter uma alimentação equilibrada, pois assim conseguimos obter todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do nosso corpo. QUAL A RELAÇÃO DO SISTEMA DIGESTIVO E O METABOLISMO DOS CARBOIDRATOS?
O nosso sistema digestivo age da seguinte forma com os carboidratos: ele os quebra em partículas. Também chamado de moléculas, menores e mais simples para que possam ser absorvidas e então consigam chegar na corrente sangüínea para que possam ser distribuídas pelo corpo. Já na corrente sangüínea, o carboidrato principal é a glicose. Esta, por sua vez, será utilizada como principal fonte de energia para as funções de todos os órgãos. As fibras; contudo, são carboidratos de cadeias longas que não podem ser digeridas e que por este motivo passam intactas pelo tubo digestivo. São importantes como limpadoras do organismo. Logo, a importância do sistema digestivo e do metabolismo não somente dos carboidratos, mas também dos lipídios e proteínas é o de obter dos alimentos ingeridos os respectivos nutrientes, sendo estes vitais a sobrevivência