Carboidratos
Iremos falar sobre os carboidratos que são substâncias orgânicas, também chamadas de hidratos de carbono. Estes nomes foram dados porque, na molécula da maior parte dos carboidratos, para cada carbono presente existem dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio, na mesma proporção existente na molécula de água. Os alimentos ricos em carboidratos produzem a energia necessária para o funcionamento do organismo de quase todos os seres vivos.
CARBOIDRATOS
Os carboidratos são muito importantes para a fabricação para o organismo permitindo que o mesmo produza energia devido ao consumo de carboidratos. Para o desempenho de um esportista os carboidratos são considerados a maior fonte de nutrientes. Os carboidratos estão formados por carbono, hidrogênio e por oxigênio. Também são denominados como açucares ou amiláceos, sacarídeos, glicídios, oses e hidratos de carbono.
Os carboidratos também são responsáveis pela rigidez, pela consistência e pela elasticidade das células do organismos, portanto desempenham uma função de muita importância em todo o organismo. Uma dieta à base de carboidratos é a ideal para todos aqueles que forçam o corpo de uma forma ou outra.
GRUPOS DE CARBOIDRATOS E SUAS FONTES As principais fontes de carboidratos são o açúcar (doces, hortaliças e leite), os cereais e os grãos, portanto, são encontrados nas frutas, mel, sucrilhos, aveia, granola, arroz, feijão, milho, pipoca, farinhas, pães, bolos e demais massas.
Eles são divididos em três grupos principais, sendo eles os monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos. Os dois primeiros são conhecidos como carboidratos simples, já os polissacarídeos são denominados carboidratos complexos.
Em geral, o grupo dos carboidratos simples é formado pelos açúcares. Ao contrário do que muitos acreditam, ele não está presente somente em doces, mas também nas massas, arroz, etc. No caso dos carboidratos complexos,