Resenha sobre tica
Hidrolandia-Ce
Junho/2015
A Palavra ética é mais abrangente, derivado do grego ethos( costumes); segundo Garcia ,Fiorillo e Veloso(2008), moral e ética significa exatamente a mesma coisa do ponto de vista da etimologia (estudo de palavras). A moral se concretiza na vida prática e no cotidiano do individuo, já a ética se estabelece no campo teórico e reflexivo.
A ética tem como objeto o comportamento humano do interior de cada sociedade, com o fim de estabelecer os níveis aceitáveis que garantam a convivência pacifica dentro das sociedades e entre elas, constitui o objetivo da ética.
Apesar do que vimos, estamos atualmente vivenciando um período de reconhecimento dicotomia entre a forma originária da própria filosofia e, consequentemente, da ética, constituindo a ciência do ethos e o mundo atual em que a filosofia e seus fundamentos perderam o espaço de saber, da razão, para um espaço mecanicismo predominante no século XX.
Mas, mesmo diante de variadas definições e conceitos sobre a ética, o homem tem demonstrado que não vive sozinho, pois, como ser humano, coexiste com seus hábitos, costumes, tradições, sonhos, trabalhos etc, dentro de uma ordem moral, onde os seus atos, desde que visem o bem, são tidos como éticos.
Logo, todos os atos humanos devem se alicerçar em atos éticos, com princípios que a fundamente para que possa exteriorizar o seu comportamento moral (moral efetiva) em um comportamento moral ético (moral reflexiva), que é absolutamente necessário para que a ética se sustente e melhore a convivência social.
Ë assim que a ética acaba se dando através de tantos pequenos e firmes costumes que são as vigas mestras internas para a ética, a moral, ou seja, os hábitos e as leis que governam nosso dia-a-dia em todos os sentidos e campo de atuação do homem.
Os filósofos acreditam que existe um estado de natureza descrito como