Resenha cr tica sobre
A ética é a morada do humano, o humano faz sua casa, logo faz também sua ética?
Ao abordar o tema “ética”, encontramos diversas opniões: é conjunto de valores, princípios, é universal, orienta o comportamento, caracter, etc. Mas o mais interessante de se analisar é a definição de ética ser a morada do humano, pois podemos analisála em dois sentidos: figurado ou literal.
O texto a ética é a morada do humano de Mauro Cortela (Filósofo, com mestrado e doutorado pela PUC-SP), reproduz a ideia de que a ética é a casa do humano e o humano faz com que sua casa seja bem construida e valorizada. Logo, faz-se imaginar figurativamente que quanto mais belo o comportamento, comprometimento e valorização social, mais ética se tem, mais ética se faz.
De certo modo, a ética realmente faz uma pessoa melhor, o respeito e integridade gera reconhecimento. Porém se levarmos a afirmação no sentido literal, as pessoas que possuem casas belas possuem mais ética? Não. Vemos isto claramente em casos de políticos corruptos, moram em manções, lindas casas, mas roubam da sociedade, antiético, suas casas deveriam ser feias. Muitas vezes um pobre possui mais ética que um rico e suas casas são completamente contrárias.
Ética é o conjunto de valores sociais, de igualdade e bem estar social, uma pessoa constroi sua ética de acordo com seus princípios, de ser justa e honesta, correta, profissional, etc. Não seria justo dizer que uma pessoa não tem ética, pois ela também tem seus princípios, contrário aos da sociedade. Por fim, o humano realmente faz sua ética, seja ela boa ou ruim, mas devemos levar a idéia de ética ser a morada do humano em sentido figurativo, pois muitas pessoas éticas não possuem uma casa bela, e muitas pessoas antiéticas possuem lindas casas.