RESPIRACAO
INTRODUÇÃO
Respiração é o processo de obtenção de energia através da degradação de um substrato. Essa degradação pode ocorrer na presença de oxigênio ou não. No primeiro caso falamos de respiração aeróbica, que envolve três passos: glicólise, ciclo de Krebs e cadeia transportadora de elétrons. No segundo, falamos em respiração anaeróbica, da qual a fermentação é o mais importante exemplo.
a t s o C
Raven et al (1978), define a respiração como sendo o processo pelo qual a energia dos hidratos de carbono é transferida para o ATP, a molécula universal que transporta energia, tornando-se disponível para as necessidades energéticas imediatas da célula. As moléculas de hidrato de carbono que fornecem energia, são geralmente encontradas nas plantas sob a forma de sacarose ou amilo. A respiração em si, é geralmente considerada como tendo início com a glicose, que constitui o bloco de construção da sacarose e do amilo.
e d o m r a C o d a i r a
M
.
D
.
C
Embora as trocas gasosas com o ambiente se faça principalmente nas folhas, através dos estômatos, todas as células vivas de uma planta respiram, desde que recebam o oxigênio da atmosfera, independentemente da presença de luz. Todavia, a taxa respiratória é mais acentuada nos órgãos em desenvolvimento, pois sua demanda energética para os processos metabólicos é maior. Como na fotossíntese, a respiração é um processo que envolve muitas etapas. É sempre bom lembrar que a fotossíntese e a respiração podem acontecer ao mesmo tempo, porque ocorrem em organelas diferentes; a fotossíntese ocorre nos cloroplastos e, a respiração, nas mitocôndrias. Comumente a respiração é considerada o inverso da fotossíntese uma vez que enquanto a fotossíntese utiliza CO2 da atmosfera liberando O2, a respiração libera CO2 consumindo o O2.
Além disso, a fotossíntese é o processo através do qual os hidratos de carbono são produzidos, enquanto a respiração promove a degradação desses hidratos.
A respiração é um processo complexo, que