A importância do trabalho do psicólogo hospitalar junto às famílias do paciente
Resumo: O principal objetivo do psicólogo hospitalar é o auxilio fornecido ao adoentado, de forma que ele possa passar por esse período doloroso com o mínimo de sofrimento promovendo tratamento aos aspectos psicológicos que surgem em virtude do adoecimento. Porém, esse profissional não vai amparar apenas o doente, mas também a família dele que impactada com o adoecimento do ente querido, irá passar por importantes mudanças, não só emocionalmente falando, mas também, em sua estrutura.
O presente trabalho tem o objetivo de apresentar a relevância das atividades exercidas pelo psicólogo hospitalar junto à família do paciente internado e a sua importância para minimizar a crise que se instala quando um familiar, que é um integrante com um papel importante dentro da estrutura familiar, adoece.
A importância do trabalho do psicólogo hospitalar junto à família do paciente internado
O adoecimento é experimentado de forma distinta entre as pessoas, é vivido de formas diferentes e por isso não existe um padrão único de comportamento ao se descobrir sobre sua enfermidade ou de um familiar. É imprevisível na maioria das vezes saber como cada um vai reagir à notícia da doença que é o desconhecido, a desordem no estilo de vida e que irá trazer mudanças nas rotinas de todos, mudanças essas que ninguém desejava.
O diagnóstico da doença não será impactante apenas para o paciente, mas também para seus familiares. Nesse momento o que vem em nossas cabeças são as incertezas sobre o futuro, todos os planos que haviam sido feitos começam a ser repensados e questionados se poderão ser colocados em prática. Não se pode controlar a doença, não é possível saber quanto tempo ela vai durar se vai ter cura ou não e isso é angustiante, estressante.
Para entendermos o impacto que a hospitalização de um membro da família causa nos demais, é necessário entendermos que cada um que compõem a estrutura