Trabalho Capitaes da areia
2º Trimestre
Halice Gonçalves Santos, 8ºA
Figura Feminina na obra
Amado:
“Capitães da Areia”
Orientado
de
Jorge
por: Luiza Moraes e
Juliana Giannini
1º de junho
2015
1
“Vestidos
de
farrapos,
sujos,
semiesfomeados,
agressivos,
soltando
palavrões e fumando pontas de cigarro eram, em verdade, os donos da cidade, os que a
conheciam
totalmente,
os
que
totalmente a amavam, os seus poetas.”
A obra de Jorge Amado, apresentada no 1º Trimestre, foi Capitães da areia
, um livro baseado na vida de meninos que viviam na rua, e não
tinham opções a não ser o roubar ou passar fome, e eram vistos pela sociedade como garotos atrevidos, malandros, ladrões, porém ao mesmo tempo eram carentes de afetos, de comida, etc. Antes de realmente começar a historia tem algumas reportagens e depoimentos, delatando que os Capitães da Areia são um grupo de menores abandonados, que aterrorizam Salvador, e que a policia tem que tomar alguma providência, levando-os para o reformatorio. Já as cartas do padre José Pedro e a da costureira Maria Ricardina, delatam que o reformatorio não é o lugar que consigam reeducar os capitães, na carta de Maria Ricardina ela pedia que o jornal visse como as criancas sao tratadas lá, mas que não deixasse o diretor do orfanato saber, porem o jornal avisou que estava indo entao o diretor logo tratou de fazer com que as coisas estivessem em perfeitas condicoes. A carta da costureira e do Padre José Pedro, não ficaram na pagina principal, como a carta de resposta do diretor do reformatorio.
Na noticia “ Crianças Ladronas” e “Urge uma providência”
“Capitães da Areia, nome pelo qual é conhecido o grupo de meninos assaltantes e ladroes que infestam a nossa urbe.”- ( pág. 11 )
“Urge uma providência que traga para semelhantes malandros um justo castigo e o sossego para as nossas mais distintas famílias.” - ( pág.
14). Fica muito claro a opinião do Jornal da Tarde, “da cidade alta”, que
2
sao as pessoas com mais