Trabalho Benchmarking No RH
É um processo de comparação de produtos, serviços e práticas empresariais entre os mais fortes concorrentes ou empresas reconhecidas como líderes. É uma pesquisa que permite realizar comparações e práticas de empresa à empresa para identificar ‘’ o melhor do melhor ‘’ e alcançar um nível de superioridade.
O benchmarking surgiu como uma necessidade de informações e desejo de aprender depressa. A competitividade aumentou muito nas últimas décadas, obrigando as empresas a realizarem uma melhoria nos seus processos, produtos e serviços querendo oferecer a alta qualidade com baixo custo e assumindo uma posição de liderança no mercado de trabalho onde atuam. Esse conceito tornou – se uma nova abordagem de planejamento estratégico.
Podemos dizer então que benchmarking é:
Um processo continuo;
Uma consulta aprimorada que fornece informações valiosas;
Um processo de aprendizagem com outros colaboradores;
Um trabalho intensivo, consumista de tempo e que pede -se muita disciplina;
Um processo visível a qualquer organização e aplicável a qualquer processo;
Aplicação
Na aplicação do benchmarking como todo o processo e necessário respeitar, seguir algumas regras e procedimentos para que os objetivos do processo sejam alcançados e que tenha uma constante melhoria do mesmo.
Neste processo existe um controle constante desde sua implantação (plano do processo) até a sua implementação (ação do processo).
A empresa interessada em implantar benchmarking deve verificar os seguintes conceitos:
RAMO;
OBJETIVO;
AMPLITUDE;
DIFERENÇAS ORGANIZACIONAIS;
CUSTOS;
Antes da aplicação do melhor método, pois cada empresa tem as suas próprias necessidades a serem avaliadas antes da aplicação de cada processo.
É necessário que as empresas assumam uma postura de ''organização, que deseja aprender com os outros'' para que possa provar o trabalho todo que foi investido, porque essa busca é um trabalho muito intensivo, que consume o tempo e que requer disciplina
Efetuar