mat financeira
O benchmarking surgiu como uma necessidade de informações e desejo de aprender depressa. A competitividade mundial aumentou acentuadamente nas últimas décadas, obrigando as empresas a realizarem um contínuo aprimoramento de seus processos, produtos e serviços, visando oferecer a alta qualidade com baixo custo e assumir uma posição de liderança no mercado onde atuam. Na maioria das vezes o aprimoramento exigido, sobretudo pelos clientes dos processos, produtos e serviços, ultrapassa a capacidade das pessoas envolvidas, pois elas se encontram presas aos seus próprios paradigmas.
Na aplicação do benchmarking, como todo o processo, é preciso respeitar e seguir algumas regras e procedimentos para que os objetivos sejam alcançados e exista uma constante melhoria do mesmo. Neste processo existe um controle constante desde sua implantação (plano do processo) até a sua implementação (ação do processo).
A empresa interessada em implantar o benchmarking deve analisar os seguintes fatores: ramo, objetivo, amplitude, diferenças organizacionais e custos, antes da definição ou aplicação do melhor método, pois cada empresa individualmente tem as suas necessidades que devem ser avaliadas antecipadamente em relação à aplicação do processo.
Uma vantagem do benchmarking é que o processo muda a maneira de uma organização pensar sobre a necessidade voltada para melhoria. O benchmarking fornece um senso de urgência para melhoria, indicando níveis de desempenho atingidos previamente num processo de parceiro do estudo. Um senso de competitividade surge à medida que uma equipe reconhece oportunidades de melhorias,