Trabalho De Biologia
Assim como nos animais, as células vegetais associam-se umas às outras formando tecidos, ou seja, unidades com estruturas e funções específicas. O agrupamento de células vegetais similares destinadas ao exercício de uma função determinada é chamado de tecido vegetal. O ramo da biologia que estuda tais tecidos e suas funções é a Histologia vegetal.
Sistema fundamental
Parênquima
Os parênquimas são formados por células vivas, com um grande vacúolo e com parede celular delgada. São responsáveis por diversas funções como: (1) parênquima clorofiliano, encontrado principalmente em folhas e é o local onde ficam armazenadas altas concentrações de cloroplastos, responsáveis pela realização da fotossíntese; (2) parênquima de reserva, são os parênquimas responsáveis pela armazenação de substâncias como amido, água, ar e proteínas e outros decorrentes do metabolismo celular. São encontrados em regiões como raízes, caules e sementes. Um bom exemplo desse tipo de parênquima são as plantas aquáticas, que possuem parênquimas aeríferos, contendo ar para ajudar sua flutuabilidade e alcançar melhor a luz. Outro caso são as plantas de regiões áridas e semiáridas, que armazenam água para sua sobrevivência, possuem em sua estrutura parênquimas aquíferos.
Colênquima
São tecidos formados por células que ajudam no suporte de órgãos em formação. Devido a isso, sua estrutura possui estruturas mais grossas de celulose e são facilmente encontradas em vegetais nas regiões mais jovens. Pode-se comparar essa célula à cartilagem em animais.
Esclerênquima
São células mortas que sofreram o processo de impregnação com lignina (substância dura que dá a características de impermeabilidade à planta), facilmente observadas em regiões mais antigas da planta, podendo-se comparar ao tecido ósseo dos animais. Os tecidos esclerenquimáticos podem ser observados em duas estruturas: na forma de fibras, longas e fiadas encontradas em feixes e os esclereides, que ocorrem de