Trabalho Analise Economica Do Direito
Matéria: Economia
Assunto: Microeconomia
1. Conceitos básicos:
1.2 Escassez, racionalidade, marginalismo e incentivos.
2. A escassez é um conceito muito simples que se define "quando o que temos não dá para tudo". Ninguém tem tudo, e todos nós queremos sempre mais alguma coisa. Este é um dos princípios fundamentais da Economia, as nossas necessidades (desejos) são ilimitados e os recursos que temos para satisfazer esses mesmos desejos são limitados e escassos.
3. A existência de um limite aos nossos recursos leva-nos inevitavelmente ao conceito de ESCOLHA. Ou seja, o optarmos por determinada solução em vez de outra. Este conceito está muito ligado ao de Custo de oportunidade, de que falaremos já a seguir. Existe por isso a necessidade de fazer "Trade-Offs", ou seja, de tomar uma decisão baseando-me numa análise custo-benefício.
4. Exemplo: tenho 10 euros e quero comprar chocolates e maçãs (1 euro cada). Posso comprar 10 chocolates, ou 10 maçãs, ou fazer combinações dos dois produtos. Estou limitado nos meus recursos, mas vou agir com racionalidade, escolhendo aquilo que mais valorizo. Para tal respondo à seguinte questão "Quanto valorizo o consumo de mais um maçã?". Este raciocínio é apelidado de pensamento na margem. Ou seja, a análise dos benefícios que o consumo de mais uma unidade de um bem me traz.
5. Agora que vimos que o agente económico toma a sua decisão de forma racional e baseado na valorização marginal (quanto valorizo o consumo de mais uma unidade), falta apenas termos noção que o ser humano reage a incentivos.
6. Estes incentivos provocam mudanças nos consumidores e levam-no a alterar a sua decisão. Se tivermos duas lojas ao lado uma da outra, em que ambas as lojas vendem maçãs por 1€, o agente económico (o consumidor) vai optar por qualquer da loja. Contudo se a loja A baixar os preços para metade, é lógico e racional que o consumidor passe a comprar maçãs nesta loja e não na outra. Todos nós reagimos a