Karl Friedrich
Friedrich Schinkel
•Nasceu em Bradenburg – Berlim dia 13 de março de
1781.
•Estudou na Academia de Arquitetura de Berlim onde conheceu e trabalhou com o arquiteto Friedrich Gilly, um famoso arquiteto alemão da época, que acabou falecendo pouco tempo depois. Ele foi uma grande inspiração para Schinkel, assim passou a utilizar os conceitos do neoclassicismo, onde era recordado o estilo greco-romano. Mas Schinkel usa seus próprios conceitos para revigorar o estilo, que ao invés de copiá-lo, ele tenta traduzi-lo, modificando alguns aspectos.
•Muito viajado, ficou conhecido pela região, chamando a atenção da rainha, que mais tarde o convida para ser decorador oficial da corte.
•Em 1810 é nomeado Chef do Departamento de Obras
Publicas do Estado Prussiano.
Devido aos seus grandes estudos e dedicações com a arte, ele passa por momentos de influências de estilos diferentes, tornando-se o estilo gótico bem evidenciado com a morte da rainha a qual ele faz grandes homenagens. •Em 1820 foi nomeado professor de arquitetura na academia. Acadêmicas:
Gabriela Kelli Gonçalves da Silva, Marina Sbardelotto dos Prazeres ,Patrícia da Costa,Rafaela Balz Rodrigheiro,Rebeca Patrícia da Silva Idalino
Turma
Professor
Disciplina
2
Guilherme Marcon –
HAU - Do Barroco ao Contemporâneo
Tema do Trabalho
Data
Numero de Pranchas
Karl Friedrich Schinkel
16/09/2012
01/04
Contexto Histórico
• Com o tempo o Rei resolve transformar Prússia associando-a fortaleza, economia e auto sacrifício, com a ajuda de Schinkel ele começa a redecorar a cidade. Mas logo o rei é derrotado, pois as guerras de libertação estavam acontecendo e a Prússia não estava preparada. Com isso Napoleão invade e conquista a Prússia e assim começa o período áureo de Schinkel que é promovido para
Diretor de Construção, que o permite a planejar as mudanças em
Berlim, construir e supervisionar edificações por todo o Estado.
• Ao longe de sua majestosa carreira teve influencia de diversos países, pôde aprimorar a essência de