Trabalho - administração de rh - dramatização
GRUPO 3
1. OBJETIVO:
O presente trabalho tem por objetivo registrar a dramatização apresentada em aula acerca de um dito popular proposto pela instrutora.
2. DITO POPULAR SORTEADO:
“ A cobra não tem dente, mas sabe dar o bote”.
3. INTEGRANTES:
4. SITUAÇÃO DRAMATIZADA: Basicamente, a situação dramatizada é aquela em que uma hipotética empresa, a , contrata uma nova coordenadora de projeto de engenharia, esta formada em administração, e que passa a enfrentar as dúvidas e o preconceito da equipe que irá liderar, esta última razoavelmente experiente e com grande tempo de permanência naquela empresa. Durante as primeiras oportunidades de sua gerência na empresa, a coordenadora verifica que a equipe possui uma série de vícios e barreiras, que acabam por atrapalhar o bom rendimento e a eficácia dos projetos assumidos. Após o mapeamento dos problemas, a coordenadora propõe ações para que os mesmos sejam mitigados. Estas ações de solução são bem aceitas pela equipe, que passa, a partir deste momento, a respeitar a profissional recém-contratada, apesar de sua formação ser discordante daquela atividade gerida.
5. PROBLEMAS E BARREIRAS
Basicamente, pode-se observar os seguintes problemas:
- uso de canal de comunicação inadequada por parte da equipe;
- preconceitos e valores pessoais em dissonância com o conteúdo da mensagem;
- resistência em aceitar a mensagem, por excesso de auto-confiança.
6. ESTILO DE LIDERANÇA PREDOMINANTE E POSSÍVEIS FALHAS: Pelo exposto na situação dramatizada, observa-se que:
- a chefia antiga possuia uma liderança do tipo liberal;
- a nova chefia possui uma liderança que se aproxima, a princípio, do tipo democrática. A chefia antiga, apesar de mais próxima afetivamente da equipe, primando por um relacionamento alto, não tinha como foco a realização de tarefas, possuindo uma eficácia baixa. Outrossim, a nova chefia, apesar do pouco tempo de convivência com a