trabalho ADM III
R: Podemos dizer, que a administração estratégica se trata de um conjunto de diretrizes, opções e valores que os participantes da alta administração determinam para a empresa conseguir ter um desenvolvimento de longo prazo. As estratégias corporativas servem para que a organização possa se antever aos problemas que podem ocorrer no meio do caminho, visando também diminuir os riscos de insucesso da mesma. Normalmente, esses pontos da administração estratégica são encontrados na missão e visão de cada empresa. Como tipos de estratégia, nós podemos citar a redução de custos, ou a internacionalização, por exemplo. Em resumo, para um empresa ser "estratégica" basta se preparar para enfrentar e vencer os desafios, assim como enxergar as ameaças e oportunidades que ainda não existem.
Atualmente o maior desafio de qualquer organização, independente do seu tamanho é ter competitividade e sobrevida diante de um mercado tão acirrado. Essa realidade contemporânea que vivemos atualmente exige das empresas e organizações algumas práticas que demonstrem uma administração mais eficiente, eficaz e que também seja mais efetiva em relação ao futuro da companhia. Para um melhor entendimento, vamos explicar por etapas como funciona o processo da administração estratégica.
Etapa 1; A metodologia da administração estratégica se inicia com a análise do ambiente, ou seja, com o intuito de identificar os riscos e as oportunidades atuais e futuras através do procedimento de monitorar os ambientes organizacionais. Nesse aspecto, o ambiente organizacional engloba todos os fatores, tanto internos como externos à organização, que possam influenciar o progresso obtido através da realização dos objetivos da empresa.
Etapa 2; A segunda etapa do processo de administração estratégica é o estabelecimento da diretriz organizacional, ou simplesmente a definição da meta da empresa. Comumente, há dois