Trabalho 8
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
ANDRÉ ARCHANJO
MATRÍCULA: 201376002
INFORMÁTICA E SOCIEDADE
MINORIAS SOCIAIS: RACISMO, PRECONCEITO E
DISCRIMINAÇÃO
JUIZ DE FORA – MINAS GERAIS
2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA – UFJF
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
ANDRÉ ARCHANJO
MATRÍCULA: 201376002
INFORMÁTICA E SOCIEDADE
MINORIAS SOCIAIS: RACISMO, PRECONCEITO E
DISCRIMINAÇÃO
Trabalho desenvolvido para atender a atividade do tópico 8 da disciplina EADDCC044 –
Informática e Sociedade, parte do currículo de
Graduação do curso Bacharelado em Sistemas de
Informação da Universidade Federal de Juiz de
Fora.
Professora: Liamara Scortegagna.
JUIZ DE FORA – MINAS GERAIS
2014
2
Racismo na Internet
Em agosto de 2014, devido a uma foto postada na internet, através da rede social
Facebook, por um casal de namorados, onde o rapaz é branco e a moça negra, houve diversos comentários racistas, proferindo injúrias raciais. Como consequência, a jovem desativou sua conta na rede social e foi até à Delegacia Regional de seu município, Muriaé – MG, dar queixa, e com o auxílio da Delegacia Especializada de Investigações de Crimes Cibernéticos de Belo Horizonte tentarão descobrir a identidade daqueles que proferiram as ofensas.
O caso teve grandes repercussões, tanto em sua cidade como na internet, e os acusados poderão ser indiciados no artigo 140 do Código Penal, podendo pegar de 1 a 3 anos de prisão, além do pagamento de uma multa. Este tipo de atitude causa consequências negativas à vítima, como baixa estima e menosprezo.
Infelizmente, mesmo estando no século XXI, o racismo, preconceito e discriminação ainda estão presentes em nossa sociedade. Tais atitudes repugnantes devem ser mesmo punidas, no qual os infratores devem responder por suas condutas impróprias e estarem usando a internet para propagar a discriminação invés de aproveitá-la para fins benéficos a sociedade. Apesar de tudo, houve solidariedade com a moça, vítima das ofensas, por grande parte