Instituto De Ensino Superior De Bras Lia
Curso de Psicologia
Disciplina: Psicologia Social 1
Professor: Dr. Aldry Sandro Monteiro Ribeiro
Aluno: Jaqueline Gonçalves, Bruna Santos, Hilal Çinar Matricula nº: 1311120046,1321120058,1321120170
Transcrição do vídeo "A Psicologia Social e o Social na Psicologia –
História e Memória da Psicologia em São Paulo”
A Psicologia surgiu na Universidade de São Paulo por uma cadeira do curso de Filosofia, fundado pela Missão Francesa em 1934, de que se ocuparam Etienne Borne, Jean Maugüé, Otto Klineberg e Annita de Castilho e Marcondes Cabral.
Foi na recém fundada escola de sociologia e política que se organizou em 1933 o primeiro curso de psicologia social ministrado pelo médico Raul Briquet.
As aulas seriam reunidas no livro “Psicologia social, publicado em 1935 e considerado obra pioneira nesse campo. Ainda na década de 30, o laboratório de psicologia da faculdade de filosofia ciências e letras da Universidade de São Paulo, na época um dos centros mais importantes nesta área, começou a desenvolver pesquisas em psicologia social. Dirigido por Noemi Rudolfer, contou com a colaboração entre outras das psicólogas Betti Katzenstein e Aniela Ginsberg.
Na escola de sociologia e política Aniela de Ginsberg assumiu a coordenação do laboratório de psicologia social desde a sua fundação em 1937, desenvolvendo estudos sobre a propaganda. Em 1945, a psicóloga e professora da escola Virginia Bicudo escreveu o estudo de atitudes raciais de pretos e mulatos em São Paulo, considerada a primeira dissertação de psicologia social sobre o tema.
Em 1945 Otto Klineberg, outro pioneiro da Psicologia Social nos Estados Unidos, marcou a trajetória da psicologia social' em São Paulo com o curso oferecido na faculdade de filosofia ciências e letras da USP. No ano seguinte, estas aulas foram reunidas e publicadas no boletim de psicologia com o título