Estequiometria de Soluções ácido/base
Centro de Ciências da Saúde
Departamento de Ciências Farmacêuticas
Relatório I: Estequiometria de Soluções Ácido/Base – Titulação
Disciplina: Química Geral Experimental
Professor: Antônio Rodolfo de Faria
Curso: Farmácia
Alunos:
Clóvis Tayllon
Jeaninne Azevedo;
Introdução
No processo de titulação, uma solução de concentração desconhecida é adicionada a uma solução de concentração conhecida, chamada de solução primária. A solução primária é feita a partir de um padrão primário, sendo este estável e não higroscópico. Através de um indicador, mede-se o ponto de virada da substância e afere a concentração da solução titulada.
Objetivo
Determinar o ponto de equivalência da titulação e a concentração de uma solução de Ácido Sulfúrico através de cálculos estequiométricos, possuindo uma solução de Carbonato de Sódio como solução padronizada.
Resultados e Discussões
Com ajuda de uma pipeta volumétrica retirou-se 20mL da solução de Na2CO3 (Carbonato de Sódio), com concentração de 0.06M, onde foi depositada no Erlenmeyer e também adicionadas a este duas gotas do indicador alaranjado de metila. Após uma leve agitação, a solução apresentou uma cor amarela, devido a sua natureza básica.
Em seguida, utilizou-se uma bureta para gotejar a solução de H2SO4 (Ácido Sulfúrico), manteve-se o erlenmeyer sob agitação a medida que a solução foi adicionada. Depois de determinado período, a solução mudou para uma cor rosa-avermelhado, neste momento ela sofre o ponto de virada, que determina a mudança de pH do meio. O experimento foi feito em duplicata para melhor visualização.
Na primeira adição, foram necessários 10,4 ml da solução ácida para ocorrer o ponto de virada. Na segunda, foram 10,2ml.
Para os cálculos estequiométricos usa-se a de menor volume e deve-se a balancear a equação da reação, caso seja necessário.
Neste caso:
H2SO4(aq) + NA2CO3(aq) → NaSO4(aq) + H2CO3(aq)
A equação química da