Trabalho 1
Curso: Engenharia de Produção
Ano acadêmico: 2015.1
INTRODUÇÃO O contexto histórico da evolução do taylorismo teve inicio com a revolução industrial do século XVIII iniciada na Inglaterra e foi responsável pelas mudanças tecnológicas, sociais e econômicas que envolveram a sociedade por muitos anos. A revolução trouxe
mudanças para a sociedade, desde a ciência até as fontes de energia e principalmente o funcionamento das organizações que neste momento começa a ter uma hierarquia e divisão de tarefas. Neste momento podese produzir um alto volume de mercadorias gerando mudanças na rotina pessoal e profissional dos trabalhadores e também dos consumidores. Começam a surgir as grandes fábricas, que já não utilizam os trabalhos artesanais. Estas alterações não apresentam apenas coisas boas, mas também trouxe para o trabalhador problemas como trabalho coletivo, a perda do controle do processo de produção pelos trabalhadores e a compra e venda da força de trabalho. Devido a essas mudanças, nos deparamos com teorias e estudos realizados sobre a melhor forma de coordenar pessoas, aprimorar a produção, aperfeiçoar processo produtivo, enfim, a melhor forma de administrar. A Administração Científica foi o primeiro estudo conclusivo realizado com o intuito de melhorar a produção, padronizando seu processo, de forma a conseguir a máxima eficiência possível na realização desta tarefa. A necessidade de organizar os estabelecimentos nascidos com a revolução industrial levou à busca de soluções específicas para problemas. Nesse contexto de necessidade de eficiência provenientes da revolução industrial no final do século XIX e começo do século XX, surge Frederick Winslow Taylor.
Este trabalho consiste em apresentar as ideias de Taylor e através disto mostrar sua importância para a organização do trabalho.
DESENVOLVIMENTO
Taylorismo