Trabalho 1 Plano Estrat Gico Governamental
GOVERNAMENTAL
ATIVIDADE 1 – TAREFA.
SÓCRATES JOSÉ DE QUEIROZ DOS SANTOS
Em especial, a partir dos anos cinquenta, surgiram no Brasil várias experiências de planejamento, mas foi justamente no período militar que se aprofundou sua implementação. É neste contexto que se formam as características que vieram, tempos depois, a qualificar o que hoje se chama de “Estado Herdado”, pois foram o estilo autoritário, centralizador e economicamente concentrador que se caracterizou os governos militares.
Consequência da concentração de poder econômico e político vigente no País, foi estabelecendo um tipo particular de relação Estado-Sociedade. Neste sentido, o Estado (capitalista) brasileiro foi moldado a sucessiva resolução de agendas decisórias enviesadas pelos interesses e valores da classe proprietária.
De caráter demagógico e manipulador, como outrora era o período militar, ou praticamente nulo como no período do neoliberalismo, são justamente estas características que contrapõem o “Estado Herdado” do “Estado Necessário”, entendido como um Estado de não apenas suprir as àquelas demandas, mas de fazer emergir e satisfazer a vontade da maioria, levando o país a uma rota civilizatória superior.
Características do “Estado Herdado”
Herança do período militar; preferências ideológicas; patrimonialismo e autoritarismo; hipertrofia; insultamento; deficitarismo; não atendia ao projeto de coalizões de direita e muito menos daquelas de esquerda, tendo em vista sucessão de governos.
Com o fim do regime militar, os segmentos marginalizados da sociedade passaram a veicular seus interesses em busca de direitos de cidadania, os quais não eram atendidos por bens e serviços, mas sim por políticas públicas capazes de promover o seu atendimento, o que levou o país a um processo de democratização política.
O que se espera é uma ampla conscientização e mobilização política sem cobrar, por isso, maiores custos sociais, tornando realidade