40BIO
2614 palavras
11 páginas
1ENTOMOLOGIA FORENSE: A APLICAÇÃO DE INSETOS EM INVESTIGAÇÕES
CRIMINAIS
FORENSIC ENTOMOLOGY: THE APLICATION OF INSECTS IN CRIMINAL
INVESTIGATIONS
¹SILVA,R.C.; ²SANTOS,W.E.
¹UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ – UENP/CCHE/CJ.
²UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA – UFPB/CCEN/DSE.
RESUMO
Este artigo tem como objetivo realizar uma revisão de literatura destacando o histórico, conceito e os trabalhos realizados na Entomologia Forense. Essa ciência aplica o estudo dos insetos nos procedimentos legais. Uma das maiores contribuições é a determinação do IPM (Intervalo pós-morte) devido aos insetos serem os primeiros a encontrarem o corpo. Além disso, podem determinar o local da morte, como ela ocorreu e quem é o morto. O primeiro caso envolvendo a Entomologia Forense ocorreu na China no século XIII. No Brasil ela vem se destacando desde 1908 até hoje. Como referências foram analisados artigos e teses nacionais e internacionais a respeito do tratado.
Concluindo que os insetos de maior interesse forense são os dípteros e coleópteros, e os fatores que determinam a colonização da carcaça pelos insetos são as estações do ano, os índices de temperatura e umidade e a localização geográfica do cadáver. E que as fases da decomposição devem ser bem determinadas, pois cada fase é habitada por um determinado tipo de fauna.
Palavras-chave: Decomposição.Insetos. Entomologia Forense. IPM.
ABSTRACT
This article aims to conduct a literature review highlighting the history, concept, and the work done in forensic entomology. This science applies the study of insects in legal proceedings. A major contribution is the determination of the PMI (postmortem interval) due to insects were the first to find the body. Also, they can determine the location of death, as it occurred and who is dead. The first case involving forensic entomology occurred in the thirteenth century in China. In Brazil it has been increasing since 1908 until today. As references were reviewed national and international