Trabalho 1 Bimestre
Após algum tempo sem real conhecimento da importância da interação solo-estrutura, atualmente torna-se essencial isto para realização de obras maiores com multipavimentos para que assim a realização de projetos de fundações, projetos estruturais, seja feito um dimensionamento adequado, levando em conta que toda a edificação a ser construída será apoiada em um solo, que este pode sofrer deformações com o tempo, com aplicação de carga e uso da benfeitoria. A influência da interação solo-estrutura está relacionada à superestrutura do sistema de fundações. Inicia-se o processo na fase de construção e continua até que se obtenha um estado de equilíbrio, ou seja, as tensões e as deformações estão estabilizadas, tanto da estrutura como do solo.
Ao discorrer ao longo do trabalho serão apresentadas as maneiras com que estudiosos chegaram para quantificar e dimensionar como ocorre o deslocamento do solo, que consiste em uma substancia natural que é bastante instável para apoiar diretamente toda a carga de uma edificação. Sendo assim analisada a interação solo fundação estrutura, identificando as três bases que serve de alicerce para uma construção que possa resistir as movimentações indesejadas do solo.
A consideração da interação solo-estrutura permite ao calculista estimar os efeitos desta redistribuição de esforços nos elementos estruturais, assim como a forma e a intensidade dos recalques diferenciais, contribuindo para a obtenção de projetos mais eficientes e confiáveis (IWAMOTO, 2000).
O avanço tecnológico ocorrido ao longo das últimas décadas se reflete em diversos setores no mundo todo. O desenvolvimento de microchips e altas tecnologias para telefones celulares, as televisões de plasma, os avanços na medicina com descobertas sobre células tronco, as cirurgias virtuais e a nanotecnologia estão entre as diversas inovações. A análise estrutural, dentro da grande área da engenharia civil, também adquiriu processos mais modernos do que as técnicas