TRABALHO 1 BIMESTRE
SERVIÇO SOCIAL
irene aparecida fermino
SERVIÇO SOCIAL
Guarantã do Norte - MT
2013
irene aparecida fermino
SERVIÇO SOCIAL
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Atividade Interdisciplinar Fase 2 – O enfrentamento da questão social na contempoaneidade.
Orientadora: Prof. Isabel
Guarantã do Norte - MT
2013
Sumário
Introdução 03
Desenvovilmeto da Atividade 04 Conclusão 07
Bibliografia 08
INTRODUÇÃO
Este trabalho foi elaborado para levar ao Acadêmico de Serviço Social a refletir sobre as lutas sociais no surgimento das questões sociais e ajudar a desenvolver um pensamento racional e critico sobre as varias refrações das questões sociais nos diversos segmentos na atualidade com observância se há alguma relação entre o passado e atualidade.
DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE
O ENFRENTAMENTO DA QUESTÃO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE.
A questão social sirgiu na Europa Ocidental do Século XIX, designando o fenomeno da pobreza crescente entre os membros da classe operária.
O processo de urbanização, somado ao da industrialização, deu origem do empobrecimento do proletáriado, mas ao mesmo tempo, conscientizou essa classe da sua condição de exploraçãoe levou à constetação da mesma. Por isso, a questão social atingiu contornos pobremáticos, em especial para a sociedade que para infrentá-la recorreu à implementação de politicas sociais (Heidrich,2006 p01).
Segundo Imamotto (1999,p27), a questão social pode ser definida como: O conjunto das explessões das desigualdades da sociedade capitalista madura, que tem uma raiz comum: A produção social é cada vez mas coletiva, o trabalho tona-se mais amplamente social, enquanto a apropriação dos seus frutos se mantém privada, monopolizado por uma parte da sociedade.
No início do serviço social no Brasil a