Trabalho 1 Bim Mat II
Trabalho apresentado como requisito parcial de avalição bimestral para o 5º Semestre de Engenharia Civil na matéria de Materiais de Construção II.
Professora: Roselli Valle
Acadêmicos: Allysson Bruno Denise Eva Luanderson Luciano Melo Maiara
MARINGÁ – PR
03/2015
1. INTRODUÇÃO
A cerâmica começou a ser usada como revestimento nas civilizações da Ásia e do Oriente. O revestimento cerâmico entrou na Europa junto com as paredes de tijolos. Esse material tão antigo é muito usado devido ao seu conforto térmico e facilidade de conservação. (WIKIPEDIA, 2015).
Partindo-se desta abordagem genérica, é possível generalizar-se a composição de uma massa cerâmica para revestimento, sabendo-se que, com as devidas modificações, a massa de base será composta por materiais argilosos, fundentes, aditivos e outros. (ACIMAC, 1998).
O Brasil é o quarto maior produtor mundial de Revestimento Cerâmico, ficando atrás apenas de China, Itália e Espanha, e é o terceiro maior exportador mundial. Em 1997, foram produzidos 383,3 milhões de metros quadrados de revestimentos cerâmicos, entre pisos e azulejos, volume 13,94% maior que o de 1996. Do total produzido, foram vendidos no mercado interno 339,8 milhões de metros quadrados, ou seja, mais de 88% da produção nacional. Consequentemente, o faturamento das indústrias do setor cresceu, alcançando a marca de US$ 1,9 bilhão, o que representa um aumento de 15,3% em relação ao ano anterior. (INMETRO, 2015).
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 DEFINIÇÃO
O Material cerâmico, entre dezenas de possíveis definições, pode ser descrito como “qualquer produto, composto por matérias-primas inorgânicas (sejam essas naturais ou sintéticas), que de um estado de pó, é transformado, por meio de queima, num objeto sólido, possuindo estrutura parcialmente cristalina e parcialmente vítrea” (ACIMAC, 1998).
As principais