trabalhista
Acerca desta pesquisa a equipe pode conhecer um pouco mais de uma forma sucinta o que se trata de remuneração e seus conceitos, o que tange nos direito e deveres deste funcionário, pisos salariais se é justo o que ele ganha para o cargo que exerce. Vamos tratar sobre o encerramento de um contrato trabalhador x empresa, suas consequências, e normas, e seus vários tipos de dispensas que existe.
Gorjetas o quanto ela emite reflexo na sociedade, equiparação salarial um tema muito discutido e que gera tantas dúvidas, por falta de esclarecimento.
O trabalho assalariado nasceu na industrialização. A era industrial, economicamente capitalista, deu luz ao trabalho assalariado. O núcleo desse tipo de trabalho reside no binômio "prestação de trabalho-recebimento do salário". Suas principais características são: o recebimento de uma quantia pela prestação do trabalho, a liberdade de contratação e a subordinação do prestador ao tomador do trabalho.
O trabalho assalariado, em seu início, era completamente desprotegido de leis. No entanto, a partir do século XX, ganhou proteção social notável e passou a ser repensado, em nossos dias, como um trabalho participativo. Caracterizado por forte alienação do trabalhador, sempre mereceu críticas severas. Justamente desse confronto, surgiu uma nova concepção de trabalho chamado participativo.
A Constituição de 1988 assegura a participação do trabalhador, dispondo que é direito dele a participação nos lucros, ou resultados, desvinculada da remuneração, e, excepcionalmente, participação na gestão da empresa, conforme definido em lei (art.7, XI). A participação nos lucros está prevista na Lei número 10.101-2000. A cogestão seria uma forma de participação na gestão da empresa entre empregados e empregador.
2.0 Remuneração e Salários
Vamos explanar sobre Remuneração e salário, aonde são um dos mais importantes âmbitos jus trabalhista, pois tende a consagrar tais institutos, na prática, o elemento