trabalhar
4. Em um experimento com os cães do heredograma anterior, os pesquisadores destruíram as células da medula óssea do indivíduo 4. Como esse é o órgão responsável pela produção de células do sangue ao longo de toda a vida, eles inseriram célulastronco embrionárias produzidas a partir da clonagem do indivíduo 5. Depois de alguns meses, todos os exames mostraram que o indivíduo 4 continua saudável.
Após o experimento, a fêmea 4 foi cruzada com um macho O–. Dentre os filhotes possíveis, esperamos encontrar:
a) 50% de filhotes com sangue tipo A, pois, após o procedimento descrito, a mãe produz esse tipo de sangue.
b) 100% de filhotes com sangue tipo O, pois o material genético das células haploides não foi alterado pelo procedimento descrito.
5. O heredograma a seguir mostra a ocorrência da fibrose cística em determinada família. Três indivíduos apresentam a doença, que se caracteriza por afecção pulmonar crônica, insuficiência pancreática exócrina e aumento da concentração de cloreto no suor. Analisando-se essa história familiar, é correto afirmar que a probabilidade de o indivíduo indicado pela seta ser portador do alelo da fibrose cística é
a. 1/4.
b. 2/3.
7. Em uma espécie de peixes de aquário, aparecem três padrões distintos de coloração na nadadeira dorsal: negra, rajada e amarela. Esses padrões são resultantes das combinações de três diferentes alelos de um gene. No quadro a seguir, estão representados três cruzamentos entre peixes homozigotos com padrões de coloração distintos para nadadeiras e suas respectivas gerações F1 e F2.
1
1º - PROVA A
Ainda sobre as informações apresentadas no exercício anterior, qual é a chance de, ao cruzar os filhotes com nadadeiras rajadas da F2 do cruzamento 1 com filhotes com nadadeiras negras da F2 do cruzamento 2, obtermos filhotes com nadadeiras amarelas?
a. 1/16.
b. 1/9.
8. A mosca Drosophila, conhecida como mosca-das-frutas, é bastante