trabalhando series iniciais
O educador pode realizar um trabalho de ação pedagógica com enfoque no desenvolvimento e construção da linguagem.
A alfabetização não é um processo baseado em perceber e memorizar e, para aprender a ler e escrever, o aluno precisa construir um conhecimento de natureza conceitual, ele precisa compreender não só o que a escrita representa, mas também de que forma ela representa graficamente a linguagem.
As crianças precisam ter autonomia levando-as a resolver seus problemas interagindo com seus colegas e com seus professores, assim ela poderá se tornar um futuro cidadão.
A criança vive em um mundo estimulador e vai construindo prazerosamente seu conhecimento do mundo e quando a escrita faz parte desse mundo também constrói conhecimento sobre a escrita a leitura. Ler é conhecer.
A necessidade de ler e escrever não surge da mesma forma para todos as crianças já que elas vivem em meios diferentes que lhes proporcionam experiências diversas, entretanto, uma criança que vive num meio onde não tem contato com a palavra escrita, não vai sentir a mesma urgência de ler, assim se em sua casa não existem livros, jornais, revistas, se seus pais não leem, ele não vai se interessar, tanto pela alfabetização, já que não faz parte de seu dia-a-dia.
A criança aprende por meio das relações que vive em seu ambiente, também falta incentivo por parte dos pais e até por parte de seus professores em disponibilizar condições pra construções de novos conhecimentos e as condições, socioeconômicas, psicológicas que estão presentes.