trabalhadores e cidadaos
FONTES, Paulo. Trabalhadores e Cidadãos. Nitro Química: a fábrica e as lutas operárias nos anos 50. 1ª ed. São Paulo: Annablume, 1997. V.1. 202p.
Este livro é uma versão revista e editada da dissertação de mestrado em história social do trabalho: Trabalhadores e Cidadãos. Nitro Química: a fábrica e as lutas operárias nos anos 50, essa tese foi defendida pelo autor Paulo Fontes, em 1996, no Departamento de História Social do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Foi adaptada para livro e editada em 1997, e está até o momento em uma única edição.
A escolha desta obra foi feita depois de um trabalho de pesquisa feito para a disciplina de Laboratório I, ministrado pela professora Maria Rita de Almeida Toledo e o professor Fabio Franzini no 2º semestre de 2010 na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).
Justificativa
Em um breve contado com alguns capítulos do livro durante a disciplina interessei-me pelo conteúdo, que foi mais conhecido com o desenrolar dos temas sobre trabalho e migração no Brasil Contemporâneo. Por esse motivo a vontade de estudar os migrantes nordestinos começou a despontar como um caminho a percorrer dentro dos leques de temas a serem estudados. Comecei a desenvolver um trabalho de Iniciação Cientifica sobre o tema “ O Direito ao Trabalho”, sobre a luta operária de Guarulhos, na qual trato de migrações, lutas trabalhistas, classe operária, mas especificamente sobre as relações da memória dos trabalhadores da Iderol, uma empresa de metalurgia que teve sua falência decretada em 1999, em que procuro trabalhar as formas de dominação e a sociabilidade. Logo, o livro de Paulo Fontes é uma referência.
Não só por causa do interesse nas migrações internas, mas, também, pelo intuito pessoal de poder ler mais profundamente uma obra que já é considerada de grande importância, justamente no que tange a ruptura nos