Acidentes no Trabalho vamos evitar
Introdução ao Marketing
Profa. Márcia Cristina
Joelma Borges da Silva
Peter Druker, um dos principais pensadores da administração, declara: “ O objetivo do marketing é tornar a venda supérflua. É conhecer e compreender o cliente tão bem que o produto sirva ... e venda por si próprio.” http://www.youtube.com/watch?v=mXmS5Cd66WE Para Philip Kotler, marketing é também um processo social, no qual indivíduos ou grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor uns com os outros.
Esta definição esta fundamentada nos seguintes conceitos centrais: necessidades, desejos e demandas; produtos; valor, custo e satisfação; troca, transações e relacionamentos; marketing e praticantes de marketing.
A administração de marketing é definida como a análise, planejamento, implementação e controle dos programas destinados a criar, desenvolver e manter trocas de benefício com os compradores – alvo a fim de atingir objetivos organizacionais.
Marketing é o setor que engloba todas as atividades relativas às relações de troca,orientadas para a satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores. Conhecendo e estudando estas motivações ao consumo, a empresa procura produzir bens e serviços que atendam ao público-alvo.
Dentre tantos segmentos no marketing, o presente artigo dará um enfoque maior para o Marketing de Transação – que é a realização de uma venda única, sem a idéia de relacionamento continuado. Existem empresas que não buscam relacionamentos duradouros como política de negócios, preferindo tratar cada transação como negociação diferente (MACNEIL, 1974; JACKSON, 1985a, 1985b; DWYER et al., 1987). Neste sentido, Jackson (1985a, 1985b) apresenta um continuum classificatório de modelos de comportamento de compradores no ambiente organizacional, denominando as extremidades de always-a-share - relações de curto prazo, com custos reduzidos de mudança e sem investimentos em ativos específicos para a