TRAB
Figura 1: Pirâmide de Maslow 11
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. ROTINAS TRABALHISTAS 4
3. DIFERENÇAS INDIVIDUAIS 8
4. PROCESSO CONTÁBIL 13
5. JUROS 17
6. ANÁLISE MERCADOLÓGIA REGIONAL 19
7. CONCLUSÃO 21
8. REFERÊNCIAS 22
1. INTRODUÇÃO
O presente estudo apresenta de forma didática situações que apesar de rotineiras para um profissional contábil devem ser cuidadosamente desempenhadas para um bom funcionamento da empresa.
Abordo questões como rotinas trabalhistas, liderança e motivação, processo de abertura de uma empresa entre outros assuntos, que fazem parte desta pesquisa acadêmica em busca de conhecimentos.
2. ROTINAS TRABALHISTAS
A Folha de pagamento é o nome dado a uma lista mensal da remuneração paga aos trabalhadores de uma instituição. Toda empresa no Brasil tem a obrigação legal de prepará-la, contendo: o nome dos funcionários, indicando o cargo; a divisão dos funcionários por categoria de contribuição à previdência: segurado empregado, trabalhador avulso ou contribuinte individual; o nome das funcionárias em gozo de salário-maternidade; as partes integrantes e não-integrantes da remuneração, e os descontos legais; e o número de quotas de salário-família de cada empregado segurado ou trabalhador avulso.
A Folha de pagamento, tem função operacional, contábil e fiscal, devendo ser constituída com base em todas as ocorrências mensais do empregado. É a descrição dos fatos que envolveram a relação de trabalho, de maneira simples e transparente.
Contribuição sindical, desconto de INSS e IRRF dos empregados, faltas, horas extras, pagamento ou desconto de RSR, e encargos sociais são exemplos itens que constam na folha de pagamento.
Contribuição Sindical
A contribuição sindical, mais conhecida como imposto sindical, é paga pelo trabalhador uma vez por ano e corresponde à remuneração de um dia normal de trabalho, sem inclusão de horas extras. Pela