Resumo ptica
UNIVERSIDADE PAULISTA
ÓPTICA
GEOMÉTRICA
KARYNNE MARINHO CORREIA
RA: C63IGH-0
CURSO: Sistemas de Informação
TURMA: S1P30
SÉRIE: 1º semestre
DISCIPLINA: Eletricidade e Óptica
Princípios da Óptica Geométrica (Módulo 6)
Luz é uma forma de energia eletromagnética radiante que pode ser percebida pelo olho humano sem qualquer problema. O estudo da luz se divide em ÓPTICA GEOMÉTRICA e ÓPTICA FÍSICA.
Óptica Geométrica estuda os fenômenos luminosos baseados em leis experimentais, que são explicados sem que haja necessidade de se conhecer a natureza física da luz.
Raio de Luz - São linhas que representam a direção e o sentido de propagação da luz;
Feixe de Luz – é um conjunto de raios luminosos. Os feixes luminosos podem ser: convergente (onde os raios luminosos se concentram em um único ponto – vide anexo 1), divergente (os raios luminosos partem de um único ponto (P) e se espalham – vide anexo 2) e feixe cilíndrico (em que os raios de luz mantêm uma distância constante um dos outros, ou seja, são paralelos – vide anexo 3)
Fontes de Luz são os corpos capazes de emitir luz, seja ela própria ou refletida. Podem ser classificadas em:
Fonte de Luz Primária – quando emitem luz própria. Podem ser incandescentes (quando emitem luz a altas temperaturas) e luminescentes (quando emitem luz a baixas temperaturas). Há, ainda, a fonte de luz fluorescente (emitem luz apenas enquanto durar a ação do agente excitador) e a fonte de luz fosforescente (emitem lux por um certo tempo, mesmo após ter cessado a ação do excitador);
Fonte de Luz Secundária – são aquelas que emitem apenas a luz recebida de outros corpos.
Meios de Propagação da Luz - diferentes meios materiais, como, por exemplo, ar, vidro, água, tijolo, comportam-se de forma distinta ao serem atravessados pelos raios de luz, ou até mesmo impedem a propagação dos raios de luz através de seu interior (vide anexo 4). Por esse motivo, esses meios são classificados em: meio transparente (propagação