Padre Landell de Moura
Prof. Thais Martins Lopes
CINTHIA KARINY MOREIRA
ROBERTO LANDELL DE MOURA:
Quem foi? Qual sua importância para a comunicação no mundo? Por que não o conhecemos? Quais suas principais descobertas?
São Paulo – SP
2015
Introdução
Roberto Landell de Moura foi um padre, cientista e inventor brasileiro. Nascido em Porto Alegre, Landell iniciou em sua cidade natal os seus estudos. Após terminar o que hoje é chamado de ensino médio, ele se mudou com o irmão para o Rio de Janeiro, onde começou os estudos científicos, porém, foi em Roma que ele concretizou os estudos, em companhia de seu irmão, Guilherme. Landell formou-se em Química e Física, além de teologia, o que lhe rendeu virar um sacerdote religioso, em 1886.
Quando retornou ao Brasil, Landell passou a morar na casa dos padres, no Morro do Castelo – RJ, época em que ele teve a oportunidade de conversar com D. Pedro II, o então imperador do Brasil, sobre os assuntos relacionados à transmissão de som, um dos assuntos que o imperador era fascinado.
Em 1892, Landell conseguiu seu primeiro transmissor de mensagens sem fio. Em todos os ligares por onde passava, ele fazia suas demonstrações de transmissão de palavras à distância. Em uma tarde, ao retornar da visita a um doente, deu de cara com a casa paroquial arrombada e seus equipamentos destruídos. Landell era visto pela população como, “louco”, “bruxo”, “feiticeiro”, “padre renegado” entre outras coisas, tudo isso, por conta de seus experimentos envolvendo a radio transmissão.
Principais Descobertas
Em 1892, alguns anos antes de se iniciarem os primeiros testes na Itália, Landell construiu o seu primeiro transmissor sem fio para a transmissão de mensagens. Em 1894, realizou a primeira transmissão pública, entre a Avenida Paulista e Santana, em São Paulo, por meio de ondas hertzianas. Além disso, Landell também inventou o inventou a válvula de três eletrodos, uma das peças fundamentais para o desenvolvimento